Filme:
“Divertida-mente”
Filme
de animação, comédia e drama
Lançamento:
18
de Junho de 2015
Duração:
1hora
e 35minutos
Público Alvo:
2º Ciclo do Ensino Básico
Breve descrição:
Rilley é uma menina
de 11 anos que enfrenta mudanças importantes na sua vida. O seu pai muda de
emprego, e toda a família de vê obrigada a abandonar a pequena cidade onde
sempre viveu. Para uma jovem prestes a entrar na adolescência, esta mudança não
poderia ter acontecido em pior altura.
Dentro do seu
cérebro, convivem várias emoções como:
Estas são
responsáveis por processar todas as informações e armazenar as memórias. A
Alegria é a capitã, tenta equilibrar os estados de espírito e simultaneamente,
fazer com que a vida da menina nunca deixe de ser feliz.
Quando a Alegria e
a Tristeza acidentalmente se perdem dentro do cérebro da menina, a sua vida
fica do avesso, com o Medo, a Raiva e a Repulsa a tomar controlo da sua vida.
Assim, duas emoções
opostas (Alegria e Tristeza), unem esforços para encontrar o caminho de volta,
tudo isto antes que a família da menina perca as estribeiras com as suas oscilações
de humor.
Atividade 1 (Oral) – “Vamos pensar!”
Após o visionamento completo
do filme Divertida-mente, poderão ser colocadas questões à turma, oralmente,
com o objetivo de perceber se compreenderam o filme. Por exemplo:
- · Que mudança aconteceu na vida da menina?
- · Que emoções fizeram parte desta história?
- · O que aconteceu na sala de controle?
- · Qual o papel de Alegria na história?
De seguida, são escolhidos
cinco alunos que retratem a Alegria, Tristeza, Repulsa, Medo, Raiva, através de
expressões faciais, sem qualquer tipo som, para que os restantes colegas
consigam identificar qual a emoção representada.
Desta forma, é possível
analisar se a turma compreendeu toda a história retratada no filme, quais as
caraterísticas das diferentes emoções e se consegue identificá-las através da
caraterização do colega.
Atividade 2 (Escrita) – “Vamos escrever!”
Os alunos deverão fazer
uma produção escrita, em que descrevem as suas emoções (alegrias, medos,
tristezas, raivas, entre outros) sobre um determinado acontecimento nas suas
vidas.
Desta forma, a turma
trabalha a escrita, vocabulário e reflete a cerca das suas emoções.
Sem comentários:
Enviar um comentário