terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ensinar com a Televisão

 

Filme:
“Divertida-mente”
Filme de animação, comédia e drama

Lançamento:
18 de Junho de 2015

Duração:
1hora e 35minutos

Público Alvo:
2º Ciclo do Ensino Básico


Breve descrição:
Rilley é uma menina de 11 anos que enfrenta mudanças importantes na sua vida. O seu pai muda de emprego, e toda a família de vê obrigada a abandonar a pequena cidade onde sempre viveu. Para uma jovem prestes a entrar na adolescência, esta mudança não poderia ter acontecido em pior altura.

Dentro do seu cérebro, convivem várias emoções como:


Estas são responsáveis por processar todas as informações e armazenar as memórias. A Alegria é a capitã, tenta equilibrar os estados de espírito e simultaneamente, fazer com que a vida da menina nunca deixe de ser feliz.
Quando a Alegria e a Tristeza acidentalmente se perdem dentro do cérebro da menina, a sua vida fica do avesso, com o Medo, a Raiva e a Repulsa a tomar controlo da sua vida.
Assim, duas emoções opostas (Alegria e Tristeza), unem esforços para encontrar o caminho de volta, tudo isto antes que a família da menina perca as estribeiras com as suas oscilações de humor. 


Atividade 1 (Oral) – “Vamos pensar!”
Após o visionamento completo do filme Divertida-mente, poderão ser colocadas questões à turma, oralmente, com o objetivo de perceber se compreenderam o filme. Por exemplo:
  • ·      Que mudança aconteceu na vida da menina?
  • ·      Que emoções fizeram parte desta história?
  • ·      O que aconteceu na sala de controle?
  • ·      Qual o papel de Alegria na história?

De seguida, são escolhidos cinco alunos que retratem a Alegria, Tristeza, Repulsa, Medo, Raiva, através de expressões faciais, sem qualquer tipo som, para que os restantes colegas consigam identificar qual a emoção representada.
Desta forma, é possível analisar se a turma compreendeu toda a história retratada no filme, quais as caraterísticas das diferentes emoções e se consegue identificá-las através da caraterização do colega.

Atividade 2 (Escrita) – “Vamos escrever!”
Os alunos deverão fazer uma produção escrita, em que descrevem as suas emoções (alegrias, medos, tristezas, raivas, entre outros) sobre um determinado acontecimento nas suas vidas.
Desta forma, a turma trabalha a escrita, vocabulário e reflete a cerca das suas emoções.



Sem comentários:

Enviar um comentário