segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Reflexão Cidadania Digital


Esta reflexão foi solicitada pelo professor Tiago Falcoeiras, no âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, trata-se de uma reflexão acerca da Cidadania Digital, que surgiu a partir de uma aula dada pelo Professor convidado João Torres.
A década de 90 ficou conhecida como “boom da internet”, pois foi quando a mesma se popularizou com o surgimento de novos navegadores, aumentando o número de usuários (Diana , 2012).
A Cidadania Digital trata-se do “uso responsável e apropriado da tecnologia” (Furia, 2013), ou seja, ajuda a evitar problemas de mau uso das ferramentas digitais e a tirar maior proveito das diversas potencialidades positivas que os novos meios digitais nos disponibilizam.  
Esta é fundamental na formação de todos, especialmente de crianças e jovens, que são os que acabam por ter mais acesso às novas tecnologias e que necessitam de ser alertadas para os perigos existentes.
Apesar das novas tecnologias despertarem um certo interesse às crianças e jovens, estas apresentam variadíssimos perigos e é para isso mesmo que os devemos alertar constantemente.
Abordar este tema torna-se fundamental para alertar e consciencializar a nova geração sobre os perigos da internet, protegendo-os da exposição online, prevenindo o cyberbullying, formando cidadãos mais responsáveis e conscientes sobre o uso das tecnologias, estimulando assim, ações que transformem positivamente o mundo.
Vivemos numa sociedade que está muito dependente de tecnologias, ou seja, do mundo digital, é necessário que este tema seja trabalhado desde cedo no campo educacional. Em casa, os familiares também devem ter um papel presente e supervisionar o que as suas crianças fazem nos computadores, tablets, telemóveis.
É notório que atualmente as crianças têm telemóveis, tablets cada vez mais cedo, portanto é fundamental que a escola insira temas sobre o uso responsável das tecnologias, as vantagens e riscos.
Cada vez mais, vemos crianças e até mesmo idosos, a jogar, a ler jornais online, a comunicar através da internet e redes sociais, ou até mesmo a fazer compras online.
Na sala de aula é possível inovar, disponibilizando aos alunos um filme, um jogo, sobre o conteúdo lecionado e assim trabalhar matérias despertando mais interesse à criança, mas simultaneamente pode tornar-se uma fonte de entretenimento e distração em vez de favorecer ensino.
O uso da internet facilita: a comunicação, pois é possível comunicar com pessoas que estejam em qualquer parte do mundo; a informação, melhor e maior vantagem, pois qualquer tipo de informação sobre diversos temas está disponível na internet; a conveniência, visto que se consegue fazer compras online, pagar uma conta, emitir um documento, conversar; a inclusão, pois proporciona o acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, não importando a cor da pele, raça, género, idade, profissão; o entretenimento, pois é possível através desta, ouvir música, ver filmes, vídeos, conversar.
Apesar das inúmeras vantagens, a internet apresenta também diversas desvantagens e perigos, pois pode provocar o isolamento de muitas crianças, fazendo com que fiquem muito tempo sozinhas, perdendo a vontade de comunicar, levando à falta de interação e ao surgimento de depressões. O acesso a sites inapropriados por menores de idade pode provocar desequilíbrio e inúmeros distúrbios às crianças. O cyberbulling diz respeito à violência virtual praticada pelos colegas, este tipo de agressão afeta a aprendizagem e o relacionamento do aluno com os outros e neste caso é importante que pais e professores fiquem atentos a mudanças de comportamento e que sejam realizados projetos de consciencialização e prevenção (autor, 2017).
Assim sendo é necessário alertar para os perigos da utilização de novas tecnologias, prevenindo assim diversos distúrbios às crianças, fazendo com que estas usem-nas de forma consciente e responsável.


Referências Bibliográficas

autor, S. (1 de Janeiro de 2017). Internet na Educação: 10 vantagens e desvantagens. Obtido de https://enfaseeducacional.com.br/blog/internet-na-educacao/

Diana , D. (2012). TodaMatéria. Obtido de https://www.todamateria.com.br/historia-da-internet/

Furia, F. (5 de Agosto de 2013). Portal do Playground da Inovação. Obtido de O que é Cidadania Digital?



Discente: Marta Vasconcelos, 150142039


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