quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A Árvore Genealógica, será um bom jogo educativo digital?


Como jogo educativo, escolhemos a Árvore Genealógica. Tal como o nome indica, este tem como objetivo a construção da Árvore Genealógica do João (nível 1) e a identificação dos diferentes graus de parentesco (nível 2). No nível 1, na Árvore Genealógica só aparece o João e existe um barra inferior com todos os seus parentes. O objetivo, será aloja-los no sitio certo. Neste nível não existem limite de tentativas. Quando o jogador arrasta a imagem, para aloja-la no lugar que toma como certo, se essa correspondência estiver certa, o jogo dá sinal sonoro positivo, caso contrário o jogo dá sinal sonoro negativo, devolvendo a imagem para a barra de imagens por corresponder. No nível 2, a Árvore Genealógica já está completa tendo como objetivo, consolidar as aprendizagens realizadas anteriormente ou seja; vão surgindo perguntas tipo; “Quem é o Pai do João?” a resposta deverá ser feita através do clique na imagem que o jogador toma como certa. Nesta fase, existem 11 tentativas porque; são 11 familiares. Quando aluno falha, o jogo indica a resposta certa. Em ambos os níveis, o tempo é ilimitado para a sua concretização, sendo este um fator positivo, visto que respeita a diversidade de ritmo de cada criança. Desta forma, poderá ser considerado como um jogo de simulação. O jogo mencionado, está disponível em Português do Brasil e Inglês, não tem instruções; contudo a personagem vai dando algumas indicações no decorrer do jogo. Na atualidade, os jogadores optam por tentar descobrir como funcionam os jogos, ou seja, preferem a tentativa erro (Jogos Como Ferramenta Educativa: de que forma os jogos online podem trazer importantes contribuições para a aprendizagem, 2008), esta é uma caraterística que, está implícita na Árvore Genealógica.

Consulte a restante reflexão através da aplicação disponível em baixo

1 comentário:

  1. Caras estudantes,
    O texto está bem construído e procura fazer uma análise critica do jogo escolhido. Noto como problema mais evidente a dificuldade em construir as referências bibliográficas quer as intertextuais quer as finais.
    Bom 2019
    MRR

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