Um blogue é muito semelhante a um diário, em que permite aos
utilizadores a publicação de posts,
partilhando assim conteúdos como: fotografias, vídeos, críticas, reflexões,
entre outros. Este pode ser gratuito ou não, com ou sem fins lucrativos, sendo utilizado
de uma forma livre e independente, individual ou em grupo, com uma frequência
variável. Caso apresente uma privacidade pública, o mesmo estará disponível
para internautas, em que os visitantes poderão comentar conteúdos partilhados,
proporcionando assim, alguma interatividade. É uma ferramenta bastante útil de
partilha de informação e cada vez mais utilizada atualmente (Barreto, 2007) .
Para a Educação, o blogue, poderá ser uma ferramenta multidisciplinar
de trabalho. Os conteúdos e conceitos podem ser discutidos e partilhados, tendo
como propósito por exemplo; referir e ou complementar conteúdos lecionados. O blogue, por ser considerado um diário de
bordo online, potencializa diversas formas de utilização, tais como: o
desenvolvimento de trabalhos em equipa, discussão e elaboração de projetos,
indicação de notas sobre as aulas, partilha de conhecimentos e saberes entre
alunos. O professor, neste espaço deverá assumir um papel participativo, de
forma a conseguir otimizá-lo como um auxílio pedagógico (Araújo,
2009) .
Ainda assim, um blogue como recurso
ou estratégica pedagógica pode também ser influenciador sobre o desenvolvimento
do pensamento critico dos alunos (Coutinho & Junior, 2007) .
Obras Citadas
Araújo, M. (2009). POTENCIALIDADES DO USO DO BLOG EM EDUCAÇÃO .
Obtido de Repositorio.ufrn.br:
http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/14350/1/MicheleCMUA.pdf
Barreto, A. (2007). Blogues
e Bibliotecas: informação, comunicação e nonsense à velocidade da luz. Cadernos
Bad,
https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/779/777.
José, M., Silva, M., & MARCELINO. (2007). SIIE’2007 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa. In C. Coutinho, & J. Bottentuit Junior, Blog e wiki : os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0 (pp. 199-204). Porto: ESE-IPP. Retrieved from http://hdl.handle.net/1822/7358
Relativamente ao artigo escrito pelas colegas, este encontra-se bem estruturado tendo um primeiro paragrafo a definir o que é um blogue e o segundo paragrafo a remeter para a importância dos blogues na educação. As principais ideias encontram-se também bastante claras e definidas. No entanto, acrescentaríamos a informação de que um blogue tem um tema especifico - moda, maquilhagem, lifestyle, desporto, etc - o que o torna mias interessante para os leitores.
ResponderEliminarAchamos também importante referir que um blogue funciona também como uma "linha do tempo" sendo que na página inicial aparecem as mensagens mais recentes e conforme vamos avançando nas páginas vão aparecendo as mensagens mais antigas.
As referências bibliográficas encontram-se bem estruturadas e corretas.
Relativamente ao artigo escrito pelas colegas, este encontra-se bem estruturado tendo um primeiro paragrafo a definir o que é um blogue e o segundo paragrafo a remeter para a importância dos blogues na educação. As principais ideias encontram-se também bastante claras e definidas. No entanto, acrescentaríamos a informação de que um blogue tem um tema especifico - moda, maquilhagem, lifestyle, desporto, etc - o que o torna mias interessante para os leitores.
ResponderEliminarAchamos também importante referir que um blogue funciona também como uma "linha do tempo" sendo que na página inicial aparecem as mensagens mais recentes e conforme vamos avançando nas páginas vão aparecendo as mensagens mais antigas.
As referências bibliográficas encontram-se bem estruturadas e corretas.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarRelativamente ao artigo escrito pelas colegas, este encontra-se bem estruturado tendo um primeiro paragrafo a definir o que é um blogue e o segundo paragrafo a remeter para a importância dos blogues na educação. As principais ideias encontram-se também bastante claras e definidas. No entanto, acrescentaríamos a informação de que um blogue tem um tema especifico - moda, maquilhagem, lifestyle, desporto, etc - o que o torna mias interessante para os leitores.
ResponderEliminarAchamos também importante referir que um blogue funciona também como uma "linha do tempo" sendo que na página inicial aparecem as mensagens mais recentes e conforme vamos avançando nas páginas vão aparecendo as mensagens mais antigas.
As referências bibliográficas encontram-se bem estruturadas e corretas.
O vosso post está bem construído mas reparei que a última referência bibliográfica está errada, uma vez que se trata de um artigo publicado num livo de atas de um congresso.
ResponderEliminarBom dia professora,
EliminarA última referência bibliográfica já foi retificada.
Obrigada,
Marta e Margarida